UECE vai adotar Enem 2014 por meio do SiSU 2015

Atualizada em: 20/04/2014

UECE disponibilizará 50% das vagas pelo SiSU 2015 e 50% pelo vestibular tradicional

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) definiu que adotará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2014, a partir do próximo ano. As notas serão utilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A mudança será válida a partir do processo seletivo 2015.1 para 50% das vagas.

De acordo com o Conselho Universitário, a seleção será por meio de um sistema misto, já que a outra metade será mantida para o vestibular tradicional. O aluno terá que escolher entre concorrer por meio das provas da UECE ou as do Enem. Já na seleção do meio do ano (2015.2), ocorre apenas o vestibular tradicional.

Segundo o reitor da instituição, “vamos oficiar a decisão ao Ministério da Educação (MEC) para que o nome da UECE conste nas futuras ofertas. Nossa tarefa interna é preparar o edital da seleção a partir de agosto, setembro”.

A instituição ainda vai decidir os percentuais que serão destinados dentro do sistema de cotas por renda e perfil étnico-racial. Esses detalhes constarão no edital.

De acordo com o reitor, a decisão foi tomada diante da "relevância social" do SiSU, da necessidade de implementação da política de cotaspela instituição, além de poder se candidatar para ganhar recursos federais.

Entretanto, a instituição optou por manter parte das vagas sendo ocupadas por meio do vestibular tradicional como forma de manter as características regionais da prova.

Para a seleção do meio deste ano a UECE mantém o vestibular. As inscrições estão abertas. Serão oferecidas 1.639 vagas, sendo que 1.211 destinam-se para Fortaleza e 428 para unidades do Interior.