Prova do Enem 2014

Atualizada em: 09/11/2014

Acompanhe as informações sobre o Enem 2014: prazo de inscrições, data do Enem 2014, edital, dicas, data das provas e muito mais...

Prova do Enem 2014: Interessado em fazer um curso no Ensino Superior? Inicie sua preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2014. As notas do Enem foram utilizadas como forma de acesso à graduação da maioria das universidades federais em 2013 (Vestibular 2014), seja por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou apenas pelas notas obtidas no exame.

A grande vantagem para o estudante de prestar o Enem consiste na possibilidade de utilizar as notas em diversos processos seletivos. Assim, reduz-se significativamente os gastos para realização do processo seletivo, uma vez que o estudante poderá fazer a prova em cidades mais próximas da cidade onde reside, além do valor de inscrição do Enem ser mais barato quando comparado aos valores cobrados pelas universidades na época dos vestibulares tradicionais.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a preparação para o Enem 2014 iniciou ainda antes de terminar o ano de 2013. O cronograma do Enem 2014 foi divulgado nesta quinta-feira, dia 08 de maio..

Para a elaboração das provas do Enem 2014 o Inep anunciou algumas novidades. Entre elas, o local de elaboração das provas. O Enem será elaborado em um local com segurança reforçada. O espaço terá acesso restrito e será construído na nova sede do Inep. Quem ali entrar, passará por um scanner e será monitorado por câmeras. Pela primeira vez no Enem os fiscais utilizarão detector de metal para coibir fraudes no exame. Além disso, a tecnologia deverá estar mais presente na preparação dos alunos. Os estudantes da rede pública terão acesso ao Geekie Lab, uma ferramenta, que disponibiliza além de questões do Enemum plano de estudos personalizado para que o estudante supere os seus principais pontos fracos para melhorar sua nota na prova. 

As inscrições para o Enem 2014 serão realizadas de 12 a 23 de maio e deverão ser confirmadas por meio do pagamento do boleto até o dia 28 de maio. A taxa de inscrição será de R$ 35. A isenção da taxa vale para todos os estudantes de escola pública e estudantes que comprovarem ter renda familiar inferior a R$ 1.086.


Enem 2014: data das provas

As datas de aplicação das provas do Enem 2014 foram confirmadas para os dias 8 e 9 de novembro. No primeiro dia (8), um sábado, os candidatos farão as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, de 13h às 17h30 (horário de Brasília). No dia 9, domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação, de 13h às 18h30 (horário de Brasília).

Vai prestar o Enem 2014? Uma excelente forma de se preparar é resolvendo questões já aplicadas no exame. Sendo assim, não deixe de conferir as provas do Enem dos anos anteriores.