manual de redação enem 2012

Manual de redação do Enem 2012 será divulgado em julho


Manual de Redação do Enem 2012

Atualizada em: 30/07/2012

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o Guia do Participante do Enem 2012. O manual apresenta os novos critérios de correção das redações, explica cada uma das cinco competências avaliadas e faz uma análise da proposta de redação e dos textos que receberam nota máxima no Enem 2011.

A divulgação do Guia do Participante foi anunciada no final de maio, na entrevista coletiva de lançamento do Edital do Enem 2012. Na ocasião, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Claudio Costa, divulgou as mudanças nas correções das redações do Enem.


Faça o download do Guia do Participante do Enem


Enem 2012

O manual servirá como guia para que os candidatos entendam as mudanças no sistema de correção da redação. A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.

A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio". Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.


- Correção de redação seguirá critérios mais rigorosos


Outra novidade na redação é o acesso dos candidatos à correção da prova. "Fizemos um acordo na Justiça para que todos os alunos tenham acesso à redação após o exame, para que cada um receba [a prova] para fins pedagógicos", disse Mercandante.

O ministro afirmou ainda que, para 2012, o MEC triplicou o número de itens monitorados no processo logístico de aplicação do Enem "Mudamos a gestão e a logística, para fazer uma prova com 5,4 milhões de estudantes em todo o território, temos que percorrer 304 mil km, temos 400 mil fiscais trabalhando no dia, as provas têm que chegar na hora, voltar na hora, ter as mesmas regras de conduta."

Ele também explicou que o MEC tem como objetivo abrir o banco de itens de questões do Enem para consulta pública. Porém, isso só será feito, de acordo com Mercadante, quando o banco tiver um número mínimo de mais de 50 mil itens. O ministro não revelou o número de questões atualmente no sistema.

Enem 2012

O Enem é aberto a todos os alunos que concluiram o ensino médio. O exame tem se tornado mais importante a cada ano devido à adoção de várias instituições particulares, estaduais e federais ao programa, como uma das etapas ou etapa única do processo seletivo.

Inicialmente estavam previstas duas edições para o Enem em 2012. No entanto, a edição de abril foi cancelada.


- Enem é uma avaliação, e não um vestibular

- Enem 2013 terá duas edições, segundo Dilma


Importância do Enem

Em 2009 o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Em 2011, mais de 6 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

Compartilhe este site com seus amigos!

Vestibulando Web - Copyright 1999-2012. Todos os direitos reservados.
Manual de redação do Enem 2012

Ponto.Br