notas do enem 2012

Provas do Enem 2012 ocorreram dias 03 e 04 de novembro


INEP lança manual: entenda sua nota no Enem 2012

Atualizada em: 28/12/2012

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nesta sexta-feira (28) um manual para ajudar o candidato que fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 a entender a nota que tirou no exame. A consulta individual aos resultados do Enem 2012 também foi liberada hoje.

O "Guia do Participante - Entenda sua nota no Enem" apresenta explicações sobre o cálculo e a composição das notas, a qualidade das questões e a relação entre a nota da TRI (Teoria de Resposta ao Item) e o número de acertos.


- Enem 2012: Guia do Participante - Entenda sua nota no Enem

- Resultado Enem 2012

Participe em nosso Facebook. Candidatos discutem as notas

- Candidatos tem dificuldade para acessar notas do Enem 2012


O manual só trata das questões objetivas (provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias), uma vez que o cálculo da nota da redação já foi detalhado em outra publicação. 

Segundo o guia, as notas "mínima e máxima em cada prova dependem somente das questões que compõem a prova e não de quem as responde. Apesar de as provas poderem apresentar mínimos e máximos diferentes, seus resultados são comparáveis, pois eles são todos calculados na mesma escala construída a partir de uma única matriz de competências". As notas mínimas e máximas dessa edição do Enem ainda não foram divulgadas.

 

Importância do Enem

Em 2009 o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

Compartilhe este site com seus amigos!

Apostila Biologia no Enem


Vestibulando Web - Copyright 1999-2012. Todos os direitos reservados.
Resultado do Enem 2012

Ponto.Br