Isenção Enem 2017


As inscrições para participar do Exame Nacional do Ensino Médio Enem 2017 começam em maio, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) irá divulgar o Edital do Exame, no qual constarão as dadas do período de inscrição.

Os participantes interessados em participar devem acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/ e realizar suas inscrições para participar do maior teste de conhecimentos do país, tendo como principal objetivo o de ingressar no ensino superior utilizando as notas obtidas em programas do Ministério da Educação (MEC) como o SISUSistema de Seleção Unificada ou o ProUni (Programa Universidade para Todos).

O MEC realiza o Enem sem fins lucrativos, porém em todas as edições os participantes devem pagar um valor especifico referente à taxa de inscrição, que é usada na realização de novas edições do Exame. Estudantes matriculados em escolas da rede pública que estiverem cursando o último ano do ensino médio têm direito a isenção do pagamento da taxa. No entanto existe a possibilidade de participantes que já concluíram o ensino médio obtenham também a isenção do pagamento.

Como obter isenção da taxa de inscrição do Enem 2017

Além dos estudantes que estiverem concluindo o ensino médio em escolas da rede pública, os participantes que pertencem a famílias de baixa renda podem ser isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017, sendo que para obter o beneficio devem realizar os seguintes procedimentos:

  • Solicitar a Isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017
  • Declarar carência socioeconômica,
  • Responder ao questionário no ato da inscrição com perguntas referentes a sua situação social e financeira,
  • Possuir renda mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa da família,
  • Aguardar o deferimento da solicitação de isenção do pagamento.

Vale lembrar que o participante deve ter documentos que comprovem a veracidade das informações referentes a sua situação econômica familiar e em caso de ter a solicitação indeferida devem realizar a ate a data limite o pagamento da taxa de inscrição, que pode ser realizado em agências bancárias, casas lotéricas ou agências dos Correios. O valor da taxa de inscrição do Enem 2017, caso seja mantida, será de R$68,00.

Não tem direito de solicitar a isenção da taxa de inscrição os participantes que mesmo comprovadamente pertencerem a famílias de baixa renda tiveram a isenção concedida na última edição do Enem, e não compareceram para realizar as provas do Exame.

A isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 deve ser realizada durante o período de inscrições e apenas através da internet.



Cartão de Confirmação de Inscrição

Isenção Enem 2017

Tanto os participantes isentos e os que pagaram a taxa de inscrição do Enem 2017 terão acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento têm informações importantes como o endereço do local onde o participante realizará as provas, o número de inscrição do participante, o horário em que as provas serão aplicadas, a opção de língua estrangeira para as questões da prova de Linguagens e Códigos e se o participante utilizará a nota para certificação de conclusão do ensino médio.

É de total responsabilidade dos participantes acessarem o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2017, que estará disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: Facebook, Google+ e Twitter. Utilize os botões abaixo para compartilhar este material.

ENEM 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2016, tem suas inscrições sendo realizadas de 09 a 20 de maio. O Ministério da Educação já divulgou o edital do Enem 2016. As provas serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro.

SiSU 2016

A partir da nota do Enem 2015 os candidatos puderam concorrer a uma vaga em Instituições de Ensino Superior. As inscrições foram realizadas de 11 a 14 de janeiro. Confira o cronograma do SiSU 2016.