Inscrição do Enem 2018

Atualizada em: 15/04/2018

Confira as informações sobre as Inscrições do Enem 2018: datas importantes, cronograma completo

Os candidatos interessados em se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano devem ficar atentos. As provas do Enem 2018 serão aplicadas em dois finais de semana consecutivos, nos dias 04 e 11 de novembro. No dia 04 serão aplicadas as provas de Linguagens e códigos, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. No domingo seguinte, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias.

Quando ocorrem as inscrições para o Enem 2018?

As inscrições para a prova do Enem 2018 serão realizadas no período de 07 a 18 de maio. É importante que o candidato não deixe para se inscrever no último dia, pois é comum o sistema ficar congestionado.

Quem pode solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem?

Há uma série de condições para se solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2018. Veja se você se enquadra em alguns dos seguintes critérios:

- estar cursando a última série do Ensino Médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

- declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

- ter atingido a nota mínima do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado.

Solicitei a isenção no Enem 2017 mas não fiz a prova. Posso pedir isenção da taxa de inscrição novamente?

Os participantes que foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição no Enem em 2017 e que faltaram aos dois dias de provas terão que justificar a ausência para fazer o Enem de 2018 sem pagar a taxa novamente. A ausência deve ser comprovada entre os dias 2 e 11 de abril, por meio de documentos como atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência no exame.

Quem não apresentar justificativa de ausência no Enem 2017 ou tiver a justificativa reprovada após recurso e quiser se inscrever no Enem 2018 deverá pagar o valor da taxa de inscrição, que foi mantida neste ano em R$ 82. Da mesma forma, o participante que obtiver a isenção da taxa de inscrição do Enem deste ano e não comparecer às provas nos dois dias de aplicação deverá justificar sua ausência se desejar solicitar nova isenção para o Enem 2019.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Comentários