Enem Digital

Atualizada em: 03/04/2015

Enem Digital permitirá que os alunos possam agendar as datas do exame e os resultados seriam divulgados com mais velocidade.

Enem Digital. Essa é a expectativa criada pelo Governo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que hoje é um dos maiores processos seletivos do mundo. Em janeiro o então ministro da Educação, Cid Gomes, havia defendido a implementação do Enem Online ainda em 2015. Ainda em janeiro o ministro havia noticiado que a consulta pública seria realizada em março deste ano de forma a dialogar com a comunidade a respeito de como ocorrerá a construção desse exame.

De acordo com a pasta, seria aberta uma consulta pública a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) online. O objetivo seria dialogar com a comunidade a respeito de como ocorrerá a contrução desse novo exame.

A intenção de se implementar o Enem Digital é permitir que os alunos possam agendar as datas para se submeterem ao exame e os resultados seriam divulgados com mais velocidade. Transformar o Enem numa prova online é uma tendência do exame, é uma tendência mundial. Para que o Enem Digital vire realidade é preciso pensar que estamos falando de aplicação em computador, e para isso são necessários polos em todo o País que possam suportar essas aplicações.

É um desafio para o Inep pensar em como o exame futuramente pode vir a ser no computador. No exterior, quando uma aplicação é no computador, o aluno não leva as questões da prova. Outra diferença é que, não necessariamente, as provas vão ser iguais. A gente pode estar concorrendo a uma mesma vaga e fazer provas diferentes.

Uma dúvida que é comum aos estudantes quando se fala em uma prova do Enem Online é: o aluno não teria a possibilidade de informar a outros candidatos como está sendo a prova? De acordo com o Inep, um dos requisitos para se ter uma aplicação online é a de ter vários cadernos diferentes e um banco muito grande de questões. Com isso, a possibilidade de aquela mesma questão cair para a pessoa com quem ele comentou é muito pequena. Existe, mas é mínima. A segurança estaria no tamanho de banco gigantesco que, mesmo que você fale que viu algumas questões, isso não seria suficiente para você ir bem na avaliação.