Edital Enem 2017

Atualizada em: 25/03/2017

Este Edital dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos da edição do Enem 2017. Confira o Edital Enem 2017.

O Edital Enem 2017 conterá as principais informações referentes ao Exame Nacional, que  envolve milhares de jovens que buscam uma vaga nas Universidades e Institutos Federais. O exame seleciona candidatos pelo Sisu, Sistema de Seleção Unificada, que se baseia nas notas do Enem para ingresso de calouros.

O Edital do Enem é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e será divulgado no dia 10 de abril de 2017.

Data do Enem 2017

Conforme informações do MEC, a partir de 2017, o Enem será aplicado em dois domingos consecutivos que serão 5 e 12 de novembro; sendo a redação no primeiro dia de realização das provas, conforme dados da consulta pública.

Aplicação das Provas Enem

De acordo com o MEC, a organização das provas será:

-No primeiro domingo será Redação juntamente com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos;

-No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.

Veja o que é cobrado no Enem

Outras alterações Enem

1-O Enem a partir de 2017 não certificará mais o Ensino Médio. Tal certificação será pelo Encceja, que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos;

2- Os cadernos de provas serão identificados para garantir maior segurança para o candidato;

3- O sistema de recuperação de senha também passará por alterações para garantir a segurança dos participantes.

4- Não haverá divulgação do resultado do Enem por escola para evitar ranqueamento entre as Instituições de Ensino, pois este não é o objetivo do Enem. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: Facebook, Google+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários