Enem 2017: Dicas de Geografia

Atualizada em: 15/08/2017

Professores dão dicas de temas de Geografia que são recorrentes na prova do Enem. Dicas para as provas do Enem 2017

Enem 2017: Dicas de Geografia

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. As provas contêm 180 questões de múltipla escolha e uma redação, distribuídas em cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.

Desde que passou a ser usada como critério de seleção de diversas universidades, além de ser requisito para programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade Para Todos), a prova se tornou o maior vestibular do país.

Faltando pouco tempo para o exame, como se preparar? O que é ideal revisar em cada cada conteúdo?

Dicas de Geografia para a prova do Enem

As questões abordadas na prova de Geografia do Enem muitas vezes abordam assuntos atuais, cobrando a capacidade do candidato de interpretá-lo [a partir de um gráfico, uma tabela ou figura], relacioná-lo a determinados focos sociais e culturais e correlacioná-lo ao item correto.

Abaixo, confira alguns temas de geografia recorrentes nas provas do Enem:

1) Questões Ambientais. Políticas, Impactos e Sustentabilidade. Estude a evolução do movimento ambiental (ECO-92, Kyoto etc.), os fenômenos ambientais (Efeito Estufa, Ozônio, Chuva Ácida etc.) e políticas de reciclagem e conscientização ambiental (Desenvolvimento Sustentável). Atenção especial para a proposta do “Novo Código Florestal Brasileiro” e para devastação da Amazônia, do Cerrado e biomas brasileiros.

2) Recursos Energéticos e Políticas Alternativas. Estude as energias alternativas (eólica, solar, geotérmica, maremotriz, mas atenção especial para as provenientes de biomassa, muita atenção para Biodiesel e Álcool). Estude o uso de Petróleo e suas questões geopolíticas. Saiba tudo sobre Hidroelétricas e o caso de Belo Monte (Pará), bem como padrões de consumo energético regional e políticas públicas, como incentivos e adoção do horário de verão.

3) Recursos Hídricos e Paisagens Naturais. Estude fatores e elementos climáticos, conjuntos climato-botânicos brasileiros (em especial Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica) e Aquífero Guarani. Saiba a relação clima x recursos hídricos e ciclo hidrológico.

4) As Relações Sociais nas Tendências Trabalhistas e Questões Populacionais. Estude os processos de modernização industrial, as relações de trabalho, a pirâmide populacional e composição sociocultural brasileira. Atenção especial para informalidade, trabalho infantil, transição demográfica (e crises previdenciárias), fatores de manifestação cultural e seus agentes (como religiões, música, cinema, comunicações etc.).

5) Questões Agrárias, Pobreza, Desigualdades Globais e Fluxos Populacionais. Conheça os movimentos sociais no campo brasileiro, tecnologia agrícola e modernização conservadora no Brasil. Relacione agricultura com “Indústria da Seca”, “Urbanização Brasileira”, questões ligadas à miséria e desigualdades em seus amplos espectros (com destaque para questão racial), políticas públicas de combate à miséria e suas contradições, segregações e IDH.

Provas do Enem

Confira as provas do Enem já aplicadas. Trata-se de uma boa forma de preparação para o Enem 2017.

Dicas para uma boa Redação no Enem 2017

Com a adoção do Enem 2013 por diversas universidades, fazer uma boa redação torna-se muito importante. Confira algumas dicas para se sair bem na redação do Enem 2017.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários