redações do enem

Critérios mais objetivos na correção da redação


Correção de redações do Enem seguirá critérios mais objetivos

Atualizada em: 24/05/2012

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Claudio Costa, anunciou mudanças nas correções das redações do Enem. A partir do Enem 2012 dois corretores irão dar nota de 0 a 200 pontos em cinco competências, totalizando um máximo de 1.000 pontos. Havendo discrepância de mais de 80 pontos nas notas dos dois corretores em uma competência, um terceiro corretor irá corrigir novamente a redação. Esse corretor também poderá ser solicitado se a diferença da soma das notas das cinco competências for maior que 200 pontos.

Uma outra novidade muito interessante é a possibilidade de se convocar uma banca examinadora caso o terceiro corretor não consiga chegar a um consenso com os outros dois. Nesse caso a banca será presidida por um doutor e terá a função de dar a nota final. Até o Enem 2011, o terceiro corretor só era acionado caso a diferença entre as notas dos dois primeiros corretores fosse de 300 pontos ou mais.

Dentre as medidas a serem tomadas na reformulação do Enem, a questão das notas das redações era prioridade. Aloizio Mercadante já havia afirmado que as correções das redações deveriam ser mais rigorosas e seguir critérios mais objetivos. Pretende-se, com isso, reduzir o número de reclamações sobre as correções das redações no Enem.

Segundo acordo firmado entre o MEC e o Ministério Público Federal do Distrito Federal, o Enem 2012 será o primeiro que possibilitará o acesso às redações corrigidas, graças a um . No entanto, os participantes do Enem ainda não poderão solicitar revisão das notas. Vale lembrar que a maioria das universidades também não aceita revisão de nota da redação dos vestibulares.

 

Cinco competências

A redação deve cumprir cinco competências (veja ao lado), cada uma no valor de 200 pontos, para o total máximo de 1.000 pontos. Se em qualquer uma das cinco competências o estudante tiver uma discrepência acima de 80 pontos entre os dois corretores, um terceiro corretor avaliará a prova. O processo já acontecia no ano passado, porém, a partir de 2012, a prova será encaminhada a uma banca certificadora caso, na terceira nota, também persista a dispersão.

"Todas as mudanças criamos comitê científico discutimos intensamente para chegar a essas conclusões e estamos bastante preparados para enfrentar este grande desafio para fazer o enem mais seguro e que de tranquilidade para os jovens que vao participar desse processo", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Compartilhe este site com seus amigos!

VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM 2012
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep

Vestibulando Web - Copyright 1999-2012. Todos os direitos reservados.
Redação Enem 2012

Ponto.Br