Resultado Individual do Enem 2013

Atualizada em: 02/01/2014

Segundo o INEP, o resultado individual do Enem 2013 será divulgado na primeira semana de janeiro de 2014

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou à sua décima edição batendo recorde de número de inscritos. Foram 7.834.024 inscrições no Enem 2013, sendo que 92% dos candidatos efetuaram a confirmação, seja por meio da isenção ou do pagamento da taxa de R$ 35. Do total de inscritos, 1.925.581 efetuaram o pagamento e 5.247.993 foram isentos, e 660.450 pessoas não efetivaram a confirmação.

O Enem 2013 foi nos dias 26 e 27 de outubro. Os candidatos deveriam responder a 180 questões de múltipla escolha e elaborar uma redação. As notas das provas são divididas em cinco partes, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.


Resultado do Enem 2013 pode ser antecipado

Começou a circular nos últimos dias alguns comentários de que o resultado do Enem 2013 sairia hoje, sexta-feira (20). De fato existe a possibilidade de o resultado ser antecipado, mas vale lembrar que ano passado não houve antecipação na data da divulgação do resultado do Enem. No entanto, no Enem 2011 a data para divulgação era dia 04 de janeiro, mas o resultado individual foi divulgado no dia 21 de dezembro. Sendo assim, acreditamos que este ano pode haver novamente antecipação na publicação do resultado do Enem 2013.

De qualquer forma, lembramos que o Inep não divulgou nenhuma nota informando que este resultado poderia sair hoje, como tem sido informado por alguns sites.

 

Resultado Individual do Enem 2013

A consulta do resultado individual do Enem 2013 é feita diretamente no site oficial do INEP. O candidato deve informar o número de inscrição (ou número do CPF) e a senha cadastrada. Candidatos que tenham esquecido a senha podem recuperá-la diretamente no sistema.

Uma vez acessado o boletim individual do Enem 2013, o candidato tem acesso às suas notas na redação e nas quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas tecnologias.


Nota do Enem 2013

As notas do Enem são calculadas em função da Teoria de Resposta ao Item (TRI). A maior parte dos estudantes tem dúvidas sobre como funciona a pontuação final do Enem. Segundo pesquisa divulgada pelo Ibope, feita pelo painel Conectaí, de um total de 1.953 usuários, 86% dos estudantes entendem mais ou menos ou não entendem como são pontuados. No caso da TRI, a nota de cada item varia de aluno para aluno. Ou seja, não há uma nota definida para cada questão. O valor do item depende da coerência dos itens acertados por quem fez a prova. Para facilitar o entendimento, leia nossa matéria "Nota do Enem: entenda como é calculada a nota".