Prova do Enem 2016

Atualizada em:

Provas do Enem 2016 serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. Confira o cronograma e gabarito do Enem 2016.

Os inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 terão acesso aos locais onde farão as provas no próximo dia 18, terça-feira. As provas do Enem 2016 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

A exemplo do ano passado, não haverá impressão de cartões de participação. A informação dos locais estarão disponíveis on-line, seja pelo aplicativo do Enem ou por e-mail. Todas as informações estarão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, órgão do Ministério da Educação responsável pela realização do ENEM.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, participou na manhã desta quarta-feira (5) de evento para firmar a parceria com o exército, que mais um ano fará a coordenação de segurança na distribuição dos malotes com as provas.

O evento ocorreu no 4 Batalhão de Infantaria Leve, em Osasco, grande São Paulo. Todas as 18 milhões de cópias da prova (para os dois dias do exame) ficarão protegidas neste batalhão até poucos dias antes da aplicação.

Prova do Enem 2016

As datas de aplicação das provas do Enem 2016 serão nos dias 05 e 06 de novembro. No primeiro dia, um sábado, os candidatos farão as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, de 13h às 17h30 (horário de Brasília). No dia seguinte, domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação, de 13h às 18h30 (horário de Brasília). O estudante deve ficar atento aos horários das provas, uma vez que tem sempre como orientação o horário oficial de Brasília.

Inscrição no Enem 2016

De acordo com o do edital do Enem 2016 as inscrições foram realizadas de 09 a 20 de maio. O valor da taxa de inscrição foi reajustado para R$ 68. Os interessados puderam se inscrever pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Desde 2009, Enem é porta de entrada para universidades

O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade.

A partir de 2009, o exame passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no Ensino Superior. Ao longo dos anos, foram implementadas mudanças que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

Respeitando a autonomia das universidades, a utilização dos resultados do Enem para acesso ao Ensino Superior pode ocorrer como fase única de seleção ou combinado com seus processos seletivos próprios.

A participação na prova é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do Ensino Médio por meio do Enem.

matérias relacionadas
Comentários