isenção taxa de inscrição enem 2012

Período de inscrições do Enem 2012


Isenção da taxa de Inscrição do Enem 2012

Atualizada em: 19/05/2012

O Exame Nacional do Ensino Médio 2012 será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, afirmou que está fazendo os últimos ajustes no edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 junto do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. As regras devem ser divulgadas ainda neste mês.

Muitas dúvidas surgem para os estudantes da rede pública quanto à isenção da taxa de inscrição do Enem. Estudantes regularmente matriculados no último ano do ensino médio de qualquer rede pública é isento automaticamente do valor de R$ 35 (trinta e cinco reais) – quantia normalmente cobrada todos os anos.

Caso não seja aluno da rede pública, há duas opções: Declarar Carência ou imprimir o boleto e pagar. Os estudantes que alegarem não terem condições financeiras para pagar a quantia que se pede, solicitando portanto a isenção da taxa de inscrição do Enem, deverão aguardar a resposta do Inep. Após a inscrição, o aluno recebe um número de inscrição para acessar sua conta e ter todas as informações necessárias e a resposta sobre a isenção no ENEM, se foi aprovada ou não.

Caso não tenha sido aprovada, o aluno deverá imprimir o boleto e pagar até o dia estipulado pelo Inep. Caso o pagamento não seja efetuado, o estudante estará automaticamente fora do Enem e não poderá realizar as provas nos dias 3 e 4 de Novembro. Para os alunos que conseguiram a isenção da taxa, o processo de inscrição está completo.


Inep apresenta logística de segurança do Enem 2012

Correção de redações do Enem seguirá critérios mais objetivos

Inep estuda mudanças para a redação do Enem 2012


Enem 2012

O Enem é aberto a todos os alunos que concluiram o ensino médio. O exame tem se tornado mais importante a cada ano devido à adoção de várias instituições particulares, estaduais e federais ao programa, como uma das etapas ou etapa única do processo seletivo.

Inicialmente estavam previstas duas edições para o Enem em 2012. No entanto, a edição de abril foi cancelada.


- Enem é uma avaliação, e não um vestibular

- Enem 2013 terá duas edições, segundo Dilma


Importância do Enem

Em 2009 o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Em 2011, mais de 6 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

Compartilhe este site com seus amigos!

Vestibulando Web - Copyright 1999-2012. Todos os direitos reservados.
Edital Enem 2012

Ponto.Br