inscrições sisu 2012/2

Período de inscrições do SiSU 2012-2


Inscrições para o SiSU 2012/2

Atualizada em: 17/06/2012

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, dia 11 de junho, no Diário Oficial da União o edital do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2012/2.

Serão oferecidas 30.548 vagas disponibilizadas por 56 instituições de ensino superior. Para as políticas afirmativas estão reservadas 8.688 vagas.

As inscrições estarão abertas durante a próxima semana, entre 18 e 22 de junho. Podem se inscrever os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 e que desejam uma vaga nas instituições públicas participantes.

Os interessados já podem consultar as vagas disponíveis (link abaixo).


- Vagas disponíveis para o SiSU 2012.2

- Edital do SiSU 2012.2

 

Os candidatos escolhem duas opções de curso, destacando o 1º e 2º lugar. Uma vez por dia serão divulgadas as notas de corte de cada curso, com base nelas os participantes poderão fazer mudanças na carreira e nas instituições escolhidas. Algumas universidades e institutos federais exigem pontuação mínima no Enem para poder concorrer a seus cursos, mas o sistema avisará quando for o caso.


Correção de redações do Enem seguirá critérios mais objetivos

- Enem 2013 terá duas edições, segundo Dilma


A primeira chamada será feita em 25 de junho, os aprovados deverão se matricular no dia 29 seguinte e 02 de julho. A segunda convocação será no dia 06, o registro acadêmico será nos dias 10 e 11 do mesmo mês.

Também em 06 de julho iniciam as inscrições para lista de espera, elas seguem até o dia 12. No dia 17 seguinte o MEC repassará para as instituições a lista dos interessados. As universidades que ainda tiverem vagas disponíveis poderão fazer novas chamadas através de seus sites.


Importância do Enem

Em 2009 o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

Compartilhe este site com seus amigos!

Apostila Biologia no Enem


Vestibulando Web - Copyright 1999-2012. Todos os direitos reservados.
Inscrições Enem 2012

Ponto.Br