Enem 2014: inscrições

Atualizada em: 23/05/2013

As inscrições no Enem 2014 poderão ser feitas entre os dias 12 e 23 de maio. Provas ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro.

O prazo de inscrições do Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) termina nesta sexta-feira, dia 23 de maio, às 23h59. O prazo teve início no dia 12 de maio. A edição deste ano já alcançou a marca dos 9 milhões de candidatos inscritos, conforme foi compartilhado no Twitter pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A presidente Dilma Rousseff também usou o microblog para comemorar o número: "O #Enem alcançou 9 milhões de inscritos, um recorde!", postou o perfil da presidente.

A data de realização das provas do Enem 2014 também foi confirmada pelo MEC para os dias 8 e 9 de novembro. A data já era esperada uma vez que a assessoria de imprensa do Inep havia divulgado que estava solicitando às escolas o espaço para aplicação das provas. Além disso, a UDESC alterou a data do vestibular de verão deste ano justificando que a alteração ocorreu para não coincidir com a data da prova do Enem 2014, no dia 09 de novembro.

As provas de anos anteriores são uma boa forma de se preparar para o Enem 2014. Não deixe de resolvê-las. Além disso, é importante que o candidato dê atenção à redação, e para isso reunimos diversas dicas.


Inscrições para o Enem 2014

Os candidatos podem efetuar a inscrição no Enem 2014 a partir do link abaixo:

http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/


Inscrições Enem 2014

As inscrições para o Enem 2014 serão realizadas de 12 a 23 de maio e deverá ser confirmada por meio do pagamento do boleto até o dia 28 de maio. A taxa de inscrição será de R$ 35. A isenção da taxa vale para todos os estudantes de escola pública e estudantes que comprovarem ter renda familiar inferior a R$ 1.086.


Como se inscrever no Enem 2014

Logo que as inscrições estiverem abertas, os candidatos deverão acessar o site do Inep para se inscreverem. As inscrições ocorrem no site do Inep.


Acompanhamento da Inscrição no Enem 2014

Caso o candidato precise alterar algum dos dados de registro ou precise gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) ele terá apenas o prazo de inscrições para fazê-lo diretamente no site do Inep. É importante o candidato lembrar que a alteração de qualquer dado, ou local de prova, por exemplo, só pode ser realizada enquanto as inscrições estiverem abertas.

O link para conferir os dados é o mesmo utilizado para inscrição, disponível em http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/. Ao acessar o site existe a opção "Acompanhe sua inscrição". Em seguida é preciso informar o número de CPF e a senha. Caso não lembre a senha, é possível recuperá-la na opção "Esqueci minha senha".