VestibulandoWeb

Inscrição ENEM 2016


O Ministério da Educação (MEC) divulgou cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2016.

O Enem é uma prova criada pelo MEC em 1998 como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país. Com o passar dos anos o exame passou a ser usado como forma de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O Enem 2015 teve 7.746.057 candidatos inscritos segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

A prova também é feita por pessoas com interesse em obter uma bolsa total ou parcial no Programa Universidade para Todos (ProUni) e, a partir de 2009, além de servir como certificação de conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A nota de redação do Enem passou a ser utilizada, ainda, como critério de participação na seleção do Programa Ciência Sem Fronteiras. Já tivemos caso de estudante que entrou na Justiça tentando remover essa condição, mas a Advocacia Geral da União (AGU) manteve a exigência.

Inscrições ENEM 2016

De acordo com o do edital do Enem 2016 as inscrições serão realizadas de 09 a 20 de maio. As provas serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro. O valor da taxa de inscrição foi reajustado para R$ 68. Os interessados poderão se inscrever pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/.

Provas do ENEM 2016

Inscrição ENEM 2016

As datas de aplicação das provas do Enem 2016 serão nos dias 05 e 06 de novembro. No primeiro dia, um sábado, os candidatos farão as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, de 13h às 17h30 (horário de Brasília). No dia seguinte, domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação, de 13h às 18h30 (horário de Brasília). O estudante deve ficar atento aos horários das provas, uma vez que tem sempre como orientação o horário oficial de Brasília.

Sobre a prova do ENEM 2016

No primeiro dia de provas do Enem (sábado) os candidatos devem resolver, em 04 horas e 30 minutos, 45 questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. No domingo, com a duração de 05 horas e 30 minutos, são aplicadas as 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e as 45 de Matemática e suas tecnologias, além da redação.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: Facebook, Google+ e Twitter. Utilize os botões abaixo para compartilhar este material.

ENEM 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2016, tem suas inscrições sendo realizadas de 09 a 20 de maio. O Ministério da Educação já divulgou o edital do Enem 2016. As provas serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro.

SiSU 2016

A partir da nota do Enem 2015 os candidatos puderam concorrer a uma vaga em Instituições de Ensino Superior. As inscrições foram realizadas de 11 a 14 de janeiro. Confira o cronograma do SiSU 2016.