VestibulandoWeb

ENEM 2017 - Exame Nacional do Ensino Médio


O ano mal começou e muitos estudantes já estão de olho na próxima edição da maior prova de conhecimentos do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova foi criada em 1998 pelo Governo Federal com o objetivo de avaliar o nível de aprendizagem dos alunos matriculados em escolas públicas concluintes do ensino médio.

A partir de 2009 o Enem deixou de ser apenas uma ferramenta avaliativa, passando a ser a principal forma de ingresso em instituições públicas de ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A partir de então, os estudantes fariam uma única prova e poderiam concorrer a vagas em várias instituições de Ensino Superior. O critério de seleção seria a nota obtidas pelos estudantes na prova do ENEM.

Os estudantes que realizarem as provas do Enem 2017 estarão aptos a concorrer a uma bolsa de estudos doPrograma Universidade para Todos (Prouni), solicitar financiamento estudantil do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, desde que sejam maiores de 18 anos.

Inscrições Enem 2017

ENEM 2017 - Exame Nacional do Ensino Médio

Acredita-se que o cronograma do Enem 2017 seja semelhante ao divulgado nos exames anteriores, com inscrições em maio, provas em outubro ou novembro e o resultado divulgado em janeiro de 2018. Se for seguido o cronograma dos anos anteriores, as inscrições para o Enem 2017 deverão ser abertas na segunda quinzena do mês de maio. Os interessados poderão se inscrever pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/.

O participante concluinte do Ensino Médio no ano de 2017, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, será automaticamente isento do pagamento da taxa. É possível, ainda, solicitar isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição para aqueles candidatos que não tem condições de arcar com esta despesa. É importante lembrar que o estudante que conseguir a isenção e não comparecer no dia das provas do ENEM 2017, perderá o direito ao benefício no ENEM 2018, caso tenha interesse em fazer.

Para fazer a solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição é preciso acessar o site do Inep no momento em que as inscrições estiverem abertas e fazer a declaração de carência socioeconômica.

Acredita-se que as provas do ENEM 2017 sejam aplicadas no primeiro final de semana do mês de novembro. No sábado, primeiro dia de prova, os candidatos farão questões nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza em um tempo de 4 horas e meia. No domingo, segundo dia de prova, os candidatos farão questões de Linguagens, Matemática e Redação, em um tempo total de 5 horas e meia.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: Facebook, Google+ e Twitter. Utilize os botões abaixo para compartilhar este material.

ENEM 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2016, tem suas inscrições sendo realizadas de 09 a 20 de maio. O Ministério da Educação já divulgou o edital do Enem 2016. As provas serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro.

SiSU 2016

A partir da nota do Enem 2015 os candidatos puderam concorrer a uma vaga em Instituições de Ensino Superior. As inscrições foram realizadas de 11 a 14 de janeiro. Confira o cronograma do SiSU 2016.