VestibulandoWeb

ENEM 2016 - Exame Nacional do Ensino Médio


ENEM 2016: Já estamos em abril de 2016 e muitos estudantes já estão de olho na próxima edição da maior prova de conhecimentos do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova foi criada em 1998 pelo Governo Federal com o objetivo de avaliar o nível de aprendizagem dos alunos matriculados em escolas públicas concluintes do ensino médio.

A partir de 2009 o Enem deixou de ser apenas uma ferramenta avaliativa, passando a ser a principal forma de ingresso em instituições públicas de ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A partir de então, os estudantes fariam uma única prova e poderiam concorrer a vagas em várias instituições de Ensino Superior. O critério de seleção seria a nota obtidas pelos estudantes na prova do ENEM.

Os estudantes que realizarem as provas do Enem 2016 estarão aptos a concorrer a uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar financiamento estudantil do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, desde que sejam maiores de 18 anos.

Inscrições Enem 2016

ENEM 2016 - Exame Nacional do Ensino Médio

O Ministério da Educação já divulgou o cronograma do Enem 2016. O edital do Enem 2016 foi publicado nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União. As inscrições para o Enem 2016 serão realizadas das 10h do dia 09 de maio às 23h59 do dia 20 de maio. Todos os dados exigidos na inscrição, como nome, documentos, endereços, e-mail e todos os outros, devem estar exatos e são de responsabilidade exclusiva do candidato. As inscrições ENEM 2016 serão realizadas diretamente no site do sistema. Os interessados poderão se inscrever pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. É importante destacar que, embora existam diversos sites que informem sobre o Enem, todas as notícias (incluindo data de inscrição, prazos, documentos necessários, datas das provas e datas do resultado, etc.) são divulgados no site do Inep primeira e oficialmente. O site do Inep é também o site oficial do Enem.

O participante concluinte do Ensino Médio no ano de 2016, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, será automaticamente isento do pagamento da taxa. É possível, ainda, que exista a opção de solicitar isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição para aqueles candidatos que não tem condições de arcar com esta despesa. É importante lembrar que o estudante que conseguir a isenção e não comparecer no dia das provas do ENEM 2016, perderá o direito ao benefício no ENEM 2017, caso tenha interesse em fazer. Mas atenção, tudo o que está reportado neste parágrafo serve apenas como ilustração, já que não temos informações ainda sobre o edital do Enem 2016. Portanto, estes dados não são confiáveis. Servem apenas para ilustrar como tem ocorrido, para você, estudante, vá se habituando com o exame.

Para fazer a solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição é preciso acessar o site do Inep no momento em que as inscrições estiverem abertas e fazer a declaração de carência socioeconômica, conforme orientações do edital.

As provas do Enem 2016 serão aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro. No sábado os candidatos farão as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza em um tempo de 4 horas e meia. No domingo, segundo dia de prova, os candidatos farão questões de Linguagens, Matemática e Redação, em um tempo total de 5 horas e meia.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: Facebook, Google+ e Twitter. Utilize os botões abaixo para compartilhar este material.

Enem 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2016, tem suas inscrições sendo realizadas de 09 a 20 de maio. O Ministério da Educação já divulgou o edital do Enem 2016. As provas serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro.

SiSU 2016

A partir da nota do Enem 2015 os candidatos puderam concorrer a uma vaga em Instituições de Ensino Superior. As inscrições foram realizadas de 11 a 14 de janeiro. Confira o cronograma do SiSU 2016.