ENEM 2015


Enem 2015 - Exame Nacional do Ensino Médio

Atualizada em:

Inscrições para o Enem 2015 serão realizadas das 10h do dia 25 de maio às 23h59 do dia 05 de junho. Inscreva-se.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2015.

O Enem é uma prova criada pelo MEC em 1998 como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país. Com o passar dos anos o exame passou a ser usado como forma de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O Enem 2015 terá 7.746.057 candidatos, segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

A prova também é feita por pessoas com interesse em obter uma bolsa total ou parcial no Programa Universidade para Todos (ProUni) e, a partir de 2009, além de servir como certificação de conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Este ano a nota de redação do Enem passou a ser utilizado como critério de participação na seleção do Programa Ciência Sem Fronteiras. Já tivemos caso de estudante que entrou na Justiça tentando remover essa condição, mas a Advocacia Geral da União (AGU) manteve a exigência.

Inscrições Enem 2015

De acordo com o do edital do Enem 2015 as inscrições serão realizadas de 25 de maio a 05 de junho. As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 63, um aumento de 80% em relação aos anos anteriores.

Provas do Enem 2015

As datas de aplicação das provas do Enem 2015 ainda não foram confirmadas, mas devem ocorrer em um final de semana. No primeiro dia, um sábado, os candidatos farão as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, de 13h às 17h30 (horário de Brasília). No dia seguinte, domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação, de 13h às 18h30 (horário de Brasília). O estudante deve ficar atento aos horários das provas, uma vez que tem sempre como orientação o horário oficial de Brasília.

O ministro da Educação, Cid Gomes, informou que pretende fazer uma edição do Enem “Online” ainda em 2015A ideia é de que a consulta pública sobre o novo exame seja aberta em março.

Sobre a prova do Enem 2015

Sendo mantido o mesmo estilo do Enem do ano passado, no primeiro dia de provas do Enem (sábado) os candidatos devem resolver, em 04 horas e 30 minutos, 45 questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. No domingo, com a duração de 05 horas e 30 minutos, são aplicadas as 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e as 45 de Matemática e suas tecnologias, além da redação.