VestibulandoWeb

Edital Enem 2016 - INSCREVA-SE


Edital Enem 2016

Edital Enem 2016: Quem pretende fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2016 (Enem 2016) deve ficar atento às regras do Edital. No documento há informações sobre o período de inscrições, o prazo para o pagamento da taxa de inscrição, a data de realização das provas do exame, qual o conteúdo será cobrado dos candidatos bem como outras informações pertinentes ao processo seletivo, como o que é permitido que o candidato pode usar durante as provas. O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (15), o edital do Enem 2016. Este ano a divulgação ocorreu com mais de um mês de antecedência em relação à divulgação do Edital do Enem 2015, que foi divulgado no dia 18 de maio. De acordo com o documento é que o candidato terá conhecimento da data de inscrições do Enem 2016.

Edital Enem 2016

Edital Enem 2016

As inscrições para o Enem 2016 serão realizadas das 10h do dia 09 de maio às 23h59 do dia 20 de maio. Todos os dados exigidos na inscrição, como nome, documentos, endereços, e-mail e todos os outros, devem estar exatos e são de responsabilidade exclusiva do candidato. As inscrições ENEM 2016 serão realizadas diretamente no site do sistema.

Após encerramento do prazo de inscrições não é possível alterar nenhuma informação. Caso algum dado tenha sido preenchido incorretamente e isso possa atrapalhar o candidato de alguma forma antes ou nos dias das provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) não se responsabilizará por isso. Então, candidato, preencha seus dados com atenção, calmamente, e releia-os para confirmar se estão corretos. Não deixe para fazer a inscrição no último dia, pois o sistema costuma apresentar lentidão.

O Cartão de Inscrição, que até o ano de 2014 era entregue pelos Correios, a partir do Enem 2015 passou a ser disponibilizado apenas pelo site do programa.

No ato de inscrição, o candidato também deverá informar se pretende utilizar as notas obtidas no ENEM como forma de obter a Certificação do Ensino Médio. Pode, ainda, declarar carência socioeconomicamente de forma a obter a isenção da taxa de inscrição, ou solicitar atendimento a alguma necessidade especial. No ato da inscrição, também, é que o candidato escolhe a língua estrangeira que constará em sua avaliação.

Candidato, verifique se a sua inscrição foi concluída com sucesso. Guarde o seu número de inscrição do Enem 2016 e a sua senha em locais que você lembre para que possa consultá-los sempre que for preciso. É por meio deste número de inscrição e desta senha que você terá acesso ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Taxa de inscrição do Enem 2016

A taxa de inscrição do Enem 2016 foi reajustada para R$ 68. No ano passado o reajuste chegou a 80% em relação ao ano anterior. No momento da inscrição do candidato é gerado uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que deve ser paga até 5 dias após o término das inscrições para que a inscrição do candidato seja validada.

Isenção da taxa de inscrição do Enem 2016

Estão isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2016 aqueles alunos que estarão concluindo o ensino médico em rede pública de ensino neste ano, bem como os candidatos que declararem carência socioeconômica. A declaração é feita no ato da inscrição por meio do preenchimento da Declaração de Carência Socioeconômica, existente no site do programa. Têm direito a esta isenção os candidatos que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos, sendo necessária a comprovação da carência.

Data das provas do Enem 2016

No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, domingo, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: Facebook, Google+ e Twitter. Compartilhe este material nas redes sociais.

ENEM 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2016, tem suas inscrições sendo realizadas de 09 a 20 de maio. O Ministério da Educação já divulgou o edital do Enem 2016. As provas serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro.

SiSU 2016

A partir da nota do Enem 2015 os candidatos puderam concorrer a uma vaga em Instituições de Ensino Superior. As inscrições foram realizadas de 11 a 14 de janeiro. Confira o cronograma do SiSU 2016.