Enem 2016: Dicas de Redação - Coesão

Atualizada em:

Dicas para uma Redação nota 1000 nas provas do Enem. Dicas de coesão para uma boa redação no Enem 2016.

O Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem 2016) será realizado nos dias 5 e 6 de novembro. As provas contêm 180 questões de múltipla escolha e uma redação, distribuídas em cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.

Prova de Redação do Enem

A prova de redação do Enem tem uma característica que a difere das demais: o candidato deve propor uma solução para um problema apresentado no tema. O que se espera do estudante é informação e criatividade para criar soluções, além de habilidade para defender seu ponto de vista.

Há qualidades comuns a qualquer bom texto, seja ele oficial ou literário, aplicáveis à redação oficial: clareza, coesão, concisão, correção gramatical. Além disso, merecem destaque algumas características peculiares identificáveis na forma oficial de redigir: formalidade e uniformidade.

A seguir, apresenta-se análise pormenorizada de cada uma dessas qualidades e características.

Coesão

O termo coesão pode ser conceituado como a união íntima das partes de um todo. Assim, o texto coeso é aquele em que as palavras, as orações, os períodos e os parágrafos estão interligados e coerentemente dispostos.

Às vezes, o cuidado com a estrutura do parágrafo pode induzir ao equívoco de encará-lo como redação autônoma, bastante em si mesmo. Apesar de ser uma unidade lógica completa (começo, meio e fim), não pode estar solto do restante do texto.

Para que esse desligamento não ocorra, temos de trabalhar com mecanismos de ligação entre os parágrafos. A utilização desses mecanismos chama-se transição ou coesão.

A transição não é necessariamente feita por partículas ou expressões. Ela pode ocorrer, por exemplo, com a utilização do mesmo sujeito da oração precedente. O importante nos mecanismos de transição é manter a fluência do texto.

Exemplos de algumas partículas e expressões de transição: da mesma forma, aliás, também, mas, por fim, pouco depois, pelo contrário, assim, enquanto isso, além disso, a propósito, em primeiro lugar, no entanto, finalmente, em resumo, portanto, por isso, em seguida, então, já que, ora, daí, dessa forma, além do mais.

Provas do Enem

Confira as provas do Enem já aplicadas. Trata-se de uma boa forma de preparação para o Enem 2016.

Dicas para uma boa Redação no Enem 2016

Com a adoção do Enem 2013 por diversas universidades, fazer uma boa redação torna-se muito importante. Confira algumas dicas para se sair bem na redação do Enem 2016.

Cartilha de Redação do Enem 2016

Os inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 têm à disposição novo instrumento de orientação na reta final das provas, que serão aplicadas, este ano, nos dias 5 e 6 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) elaborou Cartilha do Participante da Redação do Enem de 2016 com o intuito de tornar transparente a metodologia de avaliação da redação e orientar os participantes.

Download da Cartilha do Participante da Redação do Enem de 2016

matérias relacionadas
Comentários