dicas quimica no enem 2013

Provas do Enem 2013 ocorrem dias 26 e 27 de outubro


Dicas de Química para o Enem 2013

Atualizada em: 17/08/2013

O Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem 2013) será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. As provas contêm 180 questões de múltipla escolha e uma redação, distribuídas em cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.

Desde que passou a ser usada como critério de seleção de diversas universidades, além de ser requisito para programas como o Sisu e o Prouni, a prova se tornou o maior vestibular do país.

Faltando pouco tempo para o exame, como se preparar? O que é ideal revisar em cada cada conteúdo?

 

Confira as dicas de Química no Enem

Embora o Enem privilegie questões interdisciplinares, que exigem do aluno interpretação, na química ainda há grande número de questões conteudistas, ou seja, aquelas que têm características de um vestibular tradicional. Entretanto, há ainda as quetões que exigem a interpretação de textos, tabelas ou gráficos, muitas vezes atrelados aos seus conhecimentos em problemas ambientais e conhecimentos gerais na química.

Abaixo, confira alguns temas de química recorrentes nas provas do Enem:


1- Problemas ambientais: 

- Efeito estufa: É importante conhecer os principais gases do efeito estufa, lembrando que tal fenômeno é natural. O seu agravamento, através das atividades humanas, por exemplo na queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral), provoca o aumento na temperatura do planeta com consequências para o clima e o relevo global. No caso do Enem, não se considera as outras teorias relacionadas ao aquecimento global.

- Chuva ácida: é importante lembrar que a chuva apresenta naturalmente um caráter ácido. No entanto, o que caracteriza a chuva ácida é o aumento dessa acidez devido à queima, principalmente, do enxofre presente como impureza nos combustíveis fósseis, levando à formação de ácidos.

- Camada de ozônio: a camada de ozônio tem a função de nos proteger das radiações ultravioletas provenientes do sol. Os gases CFC’s são os principais responsáveis pela redução na camada de ozônio, aumentando assim a incidência de doenças de pele.

2 - Conhecimentos  gerais: Leia um pouco sobre reciclagem de alumínio, plásticos biodegradáveis, biocombustíveis (etanol e biodiesel) e fontes alternativas de energia (eólica, solar, etc).

3 - Química Geral: Estequiometria é assunto certo na prova do Enem. Questões são muito parecidas com o estilo cobrado em vestibulares tradicionais. Além disso, é bom lembrar as principais funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos) e algumas reações, como as de neutralização.

4 - Fisico-Química: Relembre termoquímica. Questões envolvendo reações de combustão com cálculo do calor envolvido na queima de diversos combustíveis (poder calorífico) são comuns. Outro assunto que merece uma boa revisão são as soluções, que são normalmente questões simples.

5 - Química Orgânica: é importante reconhecer as funções orgânicas, pois aparecem nas provas do Enem.

 

Provas do Enem

Confira as provas do Enem já aplicadas. Trata-se de uma boa forma de preparação para o Enem 2013.

 

Dicas para uma boa Redação no Enem 2013

Com a adoção do Enem 2013 por diversas universidades, fazer uma boa redação torna-se muito importante. Confira algumas dicas para se sair bem na redação do Enem 2013.

 

Compartilhe este site com seus amigos!

Apostila Biologia no Enem


Vestibulando Web - Copyright 1999-2013. Todos os direitos reservados.
Dicas de Química para o Enem

Ponto.Br