Enem 2016: Dicas de Física

Atualizada em:

Professores dão dicas de temas de Física que são recorrentes na prova do Enem. Dicas para as provas do Enem 2016.

O Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem 2016) será realizado nos dias 5 e 6 de novembro. As provas contêm 180 questões de múltipla escolha e uma redação, distribuídas em cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.

Desde que passou a ser usada como critério de seleção de diversas universidades, além de ser requisito para programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade Para Todos), a prova se tornou o maior vestibular do país.

Faltando pouco tempo para o exame, como se preparar? O que é ideal revisar em cada cada conteúdo?

Dicas de Física para a prova do Enem

No Enem, as questões da prova de física envolvem situações de aplicações de conceitos no cotidiano. A prova é essencialmente interpretativa, com uso extenso de diagramas, tabelas e gráficos. Leia com atenção porque muitas vezes a resposta está contida no próprio enunciado.

Muitas vezes as perguntas são do tipo "de acordo com o gráfico", "após analisar a tabela" ou "como podemos notar no diagrama", ou seja, leia com atenção.

Abaixo, confira alguns temas de química recorrentes nas provas do Enem:

1) Eletrodinâmica: É importante conhecer as equações básicas de potência, resistência e corrente em aparelhos eletrodomésticos, bem como o cálculo da Energia consumida e custo mensal de uso destes aparelhos. Questões relacionadas à conta de luz, ou à comparação de consumo de diferentes aparelhos eletrodomésticos são muito frequentes.
2) Ondas: Estude os processos básicos de movimentação de ondas e cálculo de sua velocidade. Dê uma olhada nas características da reflexão, refração, difração, interferência e ressonância. Não se preocupe com os casos mais complexos. O foco aqui é conhecer os mecanismos e características básicas dos processos. 

3) Cinemática: É importante conhecer as equações do Movimento Uniforme e Uniformemente Variado. Reserve algumas horas para compreender a relação entre deslocamento, velocidade e aceleração em movimentos com velocidade constante e variável. 
4) Energia: Estude os tipos de Energia (Cinética, Potencial Gravitacional, Potencial Elástica, Luminosa, Química, Térmica etc.) e os mecanismo de transformação de um tipo de energia em outro (Conservação de Energia e Dissipação de Energia), bem como os modelos de Geração de Energia em Usinas Hidrelétricas, Nucleares, Eólicas, etc. 
Parece muito complicado, mas em apenas duas horas você conseguirá fazer uma boa revisão de tipos de Energia e Usinas de geração.
5) Forças: Revise as Três Leis de Newton e suas aplicações em movimentos com velocidade constante e variável, bem como em planos inclinados e dentro de líquidos (Empuxo).

Provas do Enem

Confira as provas do Enem já aplicadas. Trata-se de uma boa forma de preparação para o Enem 2016.

Dicas para uma boa Redação no Enem 2016

Com a adoção do Enem 2013 por diversas universidades, fazer uma boa redação torna-se muito importante. Confira algumas dicas para se sair bem na redação do Enem 2016.

Cartilha de Redação do Enem 2016

Os inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 têm à disposição novo instrumento de orientação na reta final das provas, que serão aplicadas, este ano, nos dias 5 e 6 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) elaborou Cartilha do Participante da Redação do Enem de 2016 com o intuito de tornar transparente a metodologia de avaliação da redação e orientar os participantes.

Download da Cartilha do Participante da Redação do Enem de 2016

matérias relacionadas
Comentários