VestibulandoWeb

ENEM: Dicas de Ciências da Natureza


Dicas para a prova do ENEM de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Dicas para as provas do Enem: confira temas mais abordados na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem

Em se tratando do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das melhores dicas é estudar temas da atualidade.

No entanto, na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que é aplicada já no primeiro dia, as questões relacionadas ao dia a dia aparecem com mais frequencia, distribuídas entre as 45 questões que englobam as disciplinas química, física e biologia.

A resolução de muitas das questões é possível a partir de conhecimento empírico, aquele adquirido por meio de observações e experiências do dia a dia. Os professores acreditam que a prova do Enem 2015 se torne um pouco mais difícil este ano, devido à relevância que tem ganhado como porta de entrada única em importantes universidades. De qualquer forma, alguns conteúdos são prováveis de aparecerem.

Meio ambiente no Enem

Um dos temas frequentes nas provas do Enem é meio ambiente. Assuntos relacionando o ser humano com questões ambientais são comum, como ecologia e impacto ambiental, além de temas que envolvam saúde, como grupos de parasitas. Sendo assim, recomenda-se fazer uma revisão dos vetores de doenças pelas diferentes regiões do Brasil. Aproveite para ler nosso material sobre Controle Biológico e ver a questão já cobrada deste tema no Enem. Outro tema que pode ser abordado na próxima prova é o Desastre Ambiental da Barragem em Mariana, que provocou danos ao patrimômio histórico, além de vários outros impactos ambientais decorrente da lama liberada pelo rompimento.

Química no Enem

Quando se trata da química abordada na prova do Enem, apenas alguns conhecimentos básicos são necessários, como o reconhecimento de funções orgânicas, a solubilidade dos compostos em água, cálculos estequiométricos e mudanças de estado físico. Temas como chuva ácida e gases estufas são frequentemente cobrados. Estes assuntos costumam constituir cerca de 70% das questões dessa disciplina na prova. Um outro aspecto importante é a interpretação de gráficos, bastante abordada na questões.

Física no Enem

Em se tratando da tão temida física, os temas mais frequentes são mecânica e energia. A produção de energia em usinas é muito abordada, além de situações diárias, como por exemplo, a interpretação de uma conta de luz (entender os kW/h). Energia térmica deve merecer atenção do candidato, relacionando-a ao calor nas grandes cidades e mudanças climáticas. Ou seja, é interessante verificaros tipos de usina que são utilizados no território nacional.

E a dica mais importante quando se diz respeito ao Enem: contextualize o conteúdo das disciplinas. A leitura de jornais e assistir noticiários auxilia e muito na realização da prova, pois o exame busca contemplar as relações entre atualidades e sala de aula.

Biologia no Enem

ENEM: Dicas de Ciências da Natureza

O ponto forte da Biologia no Enem é, sem dúvida, a parte relacionada com Ecologia (conceitos básicos; componentes de um ecossistema; relações ecológicas; ciclos biogeoquímicos) e a parte de Problemas Ambientais (aquecimento global; eutrofização; desmatamento; lixo...).

É importante ressaltar que o Enem não cobra somente o problema ocasionado pelo descarte do lixo ou pelo lançamento de um esgoto. Em muitas das questões, o que se busca são as soluções para os problemas, conforme a habilidade H4 da Matriz do Enem (H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade).

A parte de Citologia também deve ser observada com bastante atenção. Não raro, aparecem questões envolvendo transporte pela membrana e, no Enem 2013, apareceram duas questões sobre organelas citoplasmáticas.

Também frequente são as questões envolvendo ácidos nucleicos e as novas tecnologias envolvendo DNA, como a clonagem e a transgenia.

Já na área da Imunologia, destaque para Soro e Vacina. Nas últimas 5 provas do Enem, sempre apareceu alguma questão sobre o assunto. Para maior precaução, vale a pena ler sobre ação de antibióticos.

Para encerrar os tópicos sempre frequentes, é interessante dedicar uns momentos para as teorias evolutivas (Lamarquismo; Darwinismo e Neodarwinismo), bem como não deixar de focar as principais doenças estudadas no ensino médio (AIDS, dengue, febre amarela, malária, leishmaniose, doença de chagas, disenteria amebiana, ascaridíase, amarelão, elefantíase e teníase/cisticercose.

Já a Botânica, os grandes grupos de animais, as histologias (exceto tecido sanguíneo) e a genética não são muito abordadas nas provas do Enem (mas aparece!).

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: Facebook, Google+ e Twitter. Compartilhe este material nas redes sociais.

ENEM 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2016, tem suas inscrições sendo realizadas de 09 a 20 de maio. O Ministério da Educação já divulgou o edital do Enem 2016. As provas serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro.

SiSU 2016

A partir da nota do Enem 2015 os candidatos puderam concorrer a uma vaga em Instituições de Ensino Superior. As inscrições foram realizadas de 11 a 14 de janeiro. Confira o cronograma do SiSU 2016.