Certificado de Conclusão do Ensino Médio pelas Notas do Enem

Atualizada em: 12/01/2015

Notas do Enem podem ser usadas no SiSU, ProUni, Fies e para obter a Certificação do Ensino Médio

O Enem é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil, que vinha sendo utilizada como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio e atualmente transformou-se na principal forma de ingresso no ensino superior. O exame adquiriu tamanha importância ao ponto de hoje ser obrigatória sua realização para aqueles candidatos que desejam participar do Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos que desejam obter a certificação no Ensino Médio também precisam realizar a prova.


Como usar as notas do Enem para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio

Uma vez publicadas as notas do Enem, os estudantes devem procurar uma instituição autorizada a emitir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio baseando-se nas notas do Enem. Para isso, é necessário atender às seguintes exigências:

- Possuir mais de 18 anos até a data de realização da primeira prova do Enem

- Obter no mínimo 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem 2014

- Obter no mínimo 500 (quinhentos) pontos na redação do Enem 2014.


A emissão do documento certificador não é realizada pelo Inep, ficando a critério da Unidade Certificadora, que estabelecerá resoluções específicas para aceitação do pedido.

O candidato tem a opção, ainda, de tirar todas as dúvidas sobre como tirar o certificado do Ensino Médio pelo nota do Enem a partir do Guia de Certificação do Enem divulgado pelo Inep. Logo que este Guia for atualizado pelo Inep, faremos a atualização do mesmo nesta página.


Documentos exigidos para certificação:

• Carteira de identidade e CPF (cópias e originais);
• Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);
• Comprovante de endereço com CEP (cópia);
• Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino fundamental (cópia e original), se tiver terminado o ensino fundamental;
• Boletim individual de resultados expedidos pelo INEP referentes ao último Enem (cópia);
• Declaração individual, devidamente assinada, que ateste não haver concluído o Ensino Médio (expedido na hora pela instituição certificadora);
• Declaração individual, devidamente assinada, que autorize a utilização do resultado do Enem (expedido na hora pela instituição certificadora).